sexta-feira, 21 de junho de 2013

20 centavos de moral


Tudo começou como um protesto contra o aumento das passagens no transporte público na grande São Paulo. Enquanto o povo saía às ruas para protestar, a Globo e outros veículos de mídia criticavam a manifestação como "baderna" (por fechar o trânsito), "vandalismo" (por pichar ônibus) e "fútil" (porque vinte centavos não é nada, não é Arnaldo Jabor?). Assisti estarrecido várias manhãs ao Bom dia SP, cujo apresentador boçal reforçava a cada tomada as palavras de ordem da Globo em defesa ao uso de balas de borracha e gás lacrimogêneo. 
O movimento cresceu ao invés de diminuir. A difamação do mesmo pela grande mídia surtiu o efeito reverso. 
Pervertendo a perversão do mercado pela cultura popular, o movimento utilizou o lema da campanha da Fiat e traduziu um sentimento de insatisfação e revolta que havia muito estava sendo ruminado pela população. O #VEMPRARUA e #OGIGANTEACORDOU nascidos dessa perversão extremamente rica trouxeram milhares de brasileiros para se juntar ao protesto.
E assim o movimento cresceu e tomou as ruas das capitais e de cidades menores, como Barretos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Jacareí, etc. Várias pessoas diversas com interesses diversos, todos tomaram as ruas para protestar em conjunto. O Facebook foi trocado pelo cartaz. E nesse cartazes podia-se ler de tudo, desde "não são apenas 0,20 centavos" até os absurdos como "fora Dilma". Essas incongruências foram circuladas por indicações externas ao protesto. A Globo repetiu sem parar: "Pacífico" e "Apartidário", o Pelé não ficou calado e revelou o quanto está no bolso da Globo ("que me cedeu a oportunidade de falar" e da Fifa, porque "vamos esquecer as manifestações" é, no mínimo, risível.
Isso não será esquecido de uma hora para outra.
Mas existem problemas grandes dentro do movimento que virou algo estranho. Algo extremamente assustador. Porque quando houve a grande manifestação em SP e em Brasília eu próprio  fui levado pela onda ufânica da manifestação, gritando fora PSTU, oportunistas, etc. Demorou bastante para eu acordar e perceber o que eu estava fazendo e para onde eu estava sendo levado.
O PSTU foi oportunista, claro. Mas eu não conhecia o envolvimento do partido na manifestação específica e critiquei sem pensar ou pesquisar. Muito mais oportunistas foram as falas de Fernando Henrique Cardoso e de Aécio Neves "defendendo" as manifestações. Acho gozado, porque NUNCA defenderam as manifestações estudantis feitas durante os governos do PSDB. De uma hora para outra eles pegam o ônibus andando e querem sentar no banco do motorista. O PSTU possui muito mais ligação com movimentos populares em qualquer lugar do que o PSDB e cia.
Eu estava contra o partidarismo, mas o partidarismo não é o problema. O problema é a pasteurização do movimento que não possuía causa definida em um movimento pelo fim de todos os partidos. O fim de todos os partidos é, nada mais, nada menos do que ou o fascismo (DITADURA MILITAR), ou a completa Anarquia (Fim de todos os órgãos de governo e hierarquias). Pessoalmente, gosto muito da Anarquia, mas não acho que estejamos preparados para a mesma. Agora, apoiar Ditadura Militar? Quem é o retardado que quer isso? 
Eu não quero!
O movimento se vestiu de um calorzinho extrema direita e proclama cartazes pedindo o Impeachment da presidente Dilma (eleita democraticamente pela maioria da população).  Os gritos de Impeachment casam com os que pedem pela não realização da Copa do Mundo e pela crítica ao Mensalão (como se esse fosse o grande esquema de corrupção do MUNDO.).
Houve uma desvirtuação do movimento para propostas antidemocráticas por interesses externos que não criticam em momento algum qualquer outro partido que não seja o PT. Não me leve a mal, não sou petista. Mas há de se convir que é estranho um movimento "APARTIDÁRIO", criticar APENAS 1 partido, ou APENAS partidos de "esquerda" se é que podemos chama-los de esquerda hoje. Não vi ninguém que quer o fim da corrupção criticar o Mensalão Tucano ou se lembrar do que foi o Banestado. A corrupção só existe e só existiu no governo do PT. Sério mesmo? Alguém REALMENTE acredita nisso? Se acredita, por favor, acorde pra vida! A solução dos problemas não é o fim dos partidos, mas a tomada de CONSCIÊNCIA sobre as eleições. Não adianta votar e esquecer o seu candidato. O mesmo tem que ser cobrado, azucrinado o tempo todo, pois achar que a solução para os seus problemas é o fim do partidarismo e a tomada de poder pelos militares te torna um boçal. Sério, se você acredita nisso minimamente... você é um BABACA!
Nós só podemos protestar porque vivemos em uma espécie de Democracia. Democracia que precisa ser cobrada, pois como podemos ver na primeira manifestação, nossa Democracia é tênue e mantida a custa de balas de borracha e gás lacrimogêneo.
Tomem cuidado. Eu quase entrei na dança. Não entre, pense no que você é contra, pesquise. Se é pra acordar, acorde de verdade, não adianta fazer manifestação em estado de sonambulismo. 


Nenhum comentário: